segunda-feira, 2 de abril de 2012

Gafes de atendimento em lojas


Ilustração: Allie Hylton

Toda semana aqui no Acontece no evento teremos um quadro fixo, GAFES, aqui apresentaremos diversas situações em que se cometem gafes, estas muitas vezes horríveis e que se torna quase impossível se redimir e recuperar a imagem de seu estabelecimento.
Agora vocês nos perguntam. O que gafes tem a ver com Relações Públicas? Nós te respondemos. O profissional de RP zela primordialmente pela imagem de uma instituição, sendo ela, grande ou pequena. Por exemplo, a imagem de uma loja fica seriamente afetada quando um cliente é mal atendido, sofre algum tipo de preconceito, é tratado com grosserias entre outros, isso é um problema que atinge em cheio a organização, e a pessoa que foi maltratada de algum modo pode espalhar o constrangimento e ai já sabemos as consequências.

Vou comentar três gafes terríveis que eu ou as outras meninas aqui do blog já sofremos:
1º Trabalhar de cara feia
Isso sempre acontece com uma freqüência terrível, trabalho é trabalho e vida particular é vida particular, não é aconselhável trazer os seus problemas pessoais para o trabalho. Pessoas que trabalham em loja têm  sempre que se mostrarem dispostas e sorridentes (não de modo exagerado, é claro). Se eu chego a uma loja e a atendente demora em me atender, chega com cara de “poucos amigos” ou não se mostra solicita, é fato que eu vou virar as costas e sair andando e se possível não retornarei naquela loja, pois não somos obrigadas a ficar aturando cara feia.
2º Ser esnobe e grosseiro
Por mais que o prestador de serviços seja o melhor no seu ramo, é inadmissível que ele trate alguns clientes, que ele julga inferior a contratar os seus serviços, de modo pejorativo. É deplorável um tipo de tratamento assim, isso só mostra que o serviço pode ser bom, mas o caráter do grosseirão está totalmente por fora.
3º Cadê as atendentes????
Nada mais desagradável do que você chegar à loja, olhar o que você quer e cadê as atendentes?! Ficar esperando exaustivamente por atendimento é extremamente chato, e nos desanima a comprar naquela loja, logo partimos para outra loja. Essa escassez de atendentes provavelmente se deve a falta de organização e planejamento.

Existem várias outras gafes, que são deploráveis e podem ser evitadas somente com uma maior atenção ao seu público e principalmente o respeito.

Beijos e abraços,
Aline Tiburcio

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