quarta-feira, 18 de abril de 2012

Por tras do evento

Foto: Al Abut



Para fazer um evento é, basicamente, necessário fazer um “pré-evento”,  ou seja, fazer um relatório minucioso do seu evento. Além disso, é preciso saber que pode haver atrasos e tem que estar preparado para se isso acontecer. Mas, para que tudo isso aconteça, precisamos definir os objetivos do evento: para quem, porque, quando, como, onde...
Definir o cronograma é muito importante para o evento, principalmente se feito com antecedência. De acordo com as datas de limite de entrega do projeto, você pode se basear para que tudo aconteça com organização e tempo. Por exemplo, na preparação de banners, folhetos, layout do stand, envio de convites, contratação de bandas, etc. Para que não se tenha problemas, é bom fazer um “Cronograma B” para que se algo desandar, você tenha outra alternativa.
Escolher o cheklist é uma tarefa fácil, assim que você já decidiu o seu cronograma. Quando se ouve a palavra “cheklist”, muitas pessoas podem pensar que se trata apenas dos convidados para o evento, mas não é bem assim. Um cheklist é importante, para conferir se está tudo OK. Aparelhos funcionando, objetos que estão faltando, quantidade de funcionários em todas as áreas, etc. O cheklist é muito importante, tendo em conta que qualquer coisa que saia do contexto do evento, pode dar errado. Então é imprescindível que seja revisado muitas vezes, para que nada falte.
É muito importante também, em um evento, que tudo seja tratado com muita transparência, para que tudo saia exatamente do jeito que queremos.
Mesmo que muitas pessoas se arrisquem a preparar eventos, essa é a função de um relações-públicas, pois só ele poderá realizar um evento perfeito, seguindo o protocolo de regras.
Aproveitem as dicas e não deixem para fazer tudo em cima da hora!

Beijos,
Vanessa Stivanin.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Assessoria x Cerimonial x Consultoria

Foto: The italian voice

Muitas pessoas confundem assessoria, cerimonial e consultoria.
 O post de hoje vai falar as diferenças de um para outro, e destacar as funções de cada em um evento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Pois assessor ou consultor não se retém apenas a evento, vai mais longe

 Assessoria: é o cargo ou a função de assessor, órgão de uma empresa encarregado de assessorar.

         O profissional de assessoria é na realidade um organizador de eventos e tem como objetivo, auxiliar o cliente no planejamento de um evento, seja parcial ou totalmente. O serviço de assessoria tem como alvo, as pessoas que não tem muito tempo para a organização de um evento e precisam de ajuda de um profissional. Grandes partes dos assessores fazem a assessoria completa e a assessoria dia, que é basicamente só no dia do evento, para quem quer ajuda para ter a certeza que tudo vai ser do jeito planejado.

 Cerimonial: é o conjunto de formalidades que devem ser observadas em qualquer ato solene, festa pública ou religiosa.

         O cerimonialista é o profissional que fica responsável pela organização e execução do cerimonial de um evento. Ele basicamente tem a função de organizar um evento de acordo com as regras do protocolo. Durante o evento, ele apenas acompanha a cerimônia (seja ela religiosa ou de festa).

Consultoria: é um cargo, função de consultor ou lugar onde eles trabalham.

         Em eventos, a consultoria serve para aconselhar e orientar tecnicamente um cliente no planejamento e na sua organização. Este serviço tem como alvo, pessoas que desejam organizar o seu próprio evento, mas não sabe muito bem como fazê-lo e precisa de uma orientação técnica.

Beijos, Mariana :)

quarta-feira, 4 de abril de 2012

"Festinhas"

Foto: Eventos Corporativos e Sociais - Acorde Cultural

Ao falarmos de Relações Públicas, aqueles que têm pouquíssimo conhecimento da profissão, podem pensar que são apenas ''fazedores de festinhas''. Porém, essas 'festinhas' são muito mais complexas e podem representar muito mais a uma organização do que imaginam.
Um evento é muito mais que uma ‘festa’, pois exige planejamento e visão estratégica para que seja executado com a qualidade necessária.
Muitos pensam que qualquer um pode organizar um evento, porém um evento é um instrumento estratégico de comunicação dirigida que visa atingir resultadas para tal organização. O que é uma função executada com total cuidado por um profissional de Relações Públicas como nenhum outro.
Esses eventos, se avaliados de maneira correta, traçados os determinados objetivos e metas, e sendo executados com eficácia, tem a capacidade de estreitar o relacionamento das organizações com seus públicos de interesse e reforçar seus valores perante a comunidade e a mídia.
Para que um evento tenha sucesso, é importante que várias ações sejam realizadas cuidadosamente, como, determinar o tipo de evento; o  público alvo; o projeto; o planejamento; os serviços terceirizados, entre outras.
Há vários detalhes a serem desenvolvidos antes, durante e após a realização do evento, porém o principal dele, é que o público seja atingido e a organização obtenha os resultados esperados.
Portanto, profissionais de Relações Públicas: boa festa!

Até a próxima,

Viviane Hipolito.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cerimonial e Protocolo - Trajes apropriados

Foto: JonoMueller

A profissão de Relações Públicas abrange muitos campos e um deles é o de Cerimonial e Protocolo, no qual vou falar hoje.
Muitas pessoas quando pensam em Cerimonial e Protocolo, tem uma ideia de algo desnecessário e fútil, porém não é bem assim que devemos pensar. Na verdade, isso é puro preconceito e abrangência, de pessoas que desconhecem o assunto e a importância que tem em determinadas ocasiões. Até naquelas que você nem imagina que seja necessário. Como no nosso dia-a-dia, por exemplo.
São normas estabelecidas por leis municipais, estaduais e federais que visam proteger as características culturais. Essas regras não se limitam apenas a eventos. Também a correspondências em relação a nominações de autoridades (pronomes de tratamento), um texto para condução do Cerimonial, expressão oral, montagem de mesas e as vestimentas, das quais vou aprofundar um pouco mais.

Trajes apropriados a cada ocasião:

ESTILOHOMEMMULHER
ESPORTE
(reuniões ao ar livre, refeitório de fábrica, churrascos)
Camisa sem gravata, jaquetas, malhas e moletons, calçado tipo top-sider ou mocassim - tênis somente em caso de prática esportiva posterior no localSaia e blusa, calça comprida (não para cerimônias oficiais públicas), sandálias mais fechadas para verão e sapatos de salto baixo
ESPORTE COMPLETO
(café da manhã e almoços em ambientes descontraídos)
Blazer, camisa de cor ou camiseta lisa, gravata opcional para os mais jovens (tecido fosco), sapato tipo mocassimTailleur, saia e blazer em cores diferentes, vestido tipo chemisier, saia e blusa, sapato mocassim. Bolsa, em solenidade em horario de expediente comercial, pode ser a usual
PASSEIO/TENUE DE VILLE
(coquetéis de lançamentos de produto, jantares, sessões não-solenes em ambientes governamentais) 
Calça em tecido diferente ao do blazer, terno príncipe-de-gales, pied-de-poule. Camise branca ou de cor suave - listrada também. Gravata sempre, sapatos escurosTailleur, blazer, vestido, sapato escarpin liso e bolsa pequena
ALTO ESPORTE
(atos inaugurais mais solenes à tarde e à noite)
Terno completo liso ou calça mescla e paletó escuro, camisa branca e gravata mais refinadaÉ o mesmo de tenue de ville, mas pode incluir chapéu em casamentos matinais e luvas de pelica lisa
RECEPÇÃO
(festas à noite)
Terno escuro, gravata discreta, em tecido nobre (seda pura). Sapatos e meias pretas, usados para casamentos de manhã e à noiteVestidos ou duas peças, tecidos nobres (Crepes, tafetá, brocado, musselina, renda, jérseis). Sapato e carteira em couros metalizados, camurça ou tecido
BLACK-TIE
(jantares e festas mais sofisticados)
SmokingVestido curto recepção, saia longa e blusa, pantalonas em tecidos nobres, vestido no comprimento do traje de gala (cobrindo o pé), sem pedrarias
GALA
(mais alto grau de formalidade)
SmokingVestido longo, com liberdade para brilhos em tecido ou pedraria, salto alto em calçado preferencialmente forrado
(fonte: Mundo RP)

Bom, essas foram algumas dicas sobre Cerimonial e Protocolo. Agora que aprenderam, não podem errar hein?
Em outro post falaremos um pouco mais sobre os outros itens que abordam esse tema! 

Espero que tenham gostado.

Beijos,
Vanessa Stivanin.

Gafes de atendimento em lojas


Ilustração: Allie Hylton

Toda semana aqui no Acontece no evento teremos um quadro fixo, GAFES, aqui apresentaremos diversas situações em que se cometem gafes, estas muitas vezes horríveis e que se torna quase impossível se redimir e recuperar a imagem de seu estabelecimento.
Agora vocês nos perguntam. O que gafes tem a ver com Relações Públicas? Nós te respondemos. O profissional de RP zela primordialmente pela imagem de uma instituição, sendo ela, grande ou pequena. Por exemplo, a imagem de uma loja fica seriamente afetada quando um cliente é mal atendido, sofre algum tipo de preconceito, é tratado com grosserias entre outros, isso é um problema que atinge em cheio a organização, e a pessoa que foi maltratada de algum modo pode espalhar o constrangimento e ai já sabemos as consequências.

Vou comentar três gafes terríveis que eu ou as outras meninas aqui do blog já sofremos:
1º Trabalhar de cara feia
Isso sempre acontece com uma freqüência terrível, trabalho é trabalho e vida particular é vida particular, não é aconselhável trazer os seus problemas pessoais para o trabalho. Pessoas que trabalham em loja têm  sempre que se mostrarem dispostas e sorridentes (não de modo exagerado, é claro). Se eu chego a uma loja e a atendente demora em me atender, chega com cara de “poucos amigos” ou não se mostra solicita, é fato que eu vou virar as costas e sair andando e se possível não retornarei naquela loja, pois não somos obrigadas a ficar aturando cara feia.
2º Ser esnobe e grosseiro
Por mais que o prestador de serviços seja o melhor no seu ramo, é inadmissível que ele trate alguns clientes, que ele julga inferior a contratar os seus serviços, de modo pejorativo. É deplorável um tipo de tratamento assim, isso só mostra que o serviço pode ser bom, mas o caráter do grosseirão está totalmente por fora.
3º Cadê as atendentes????
Nada mais desagradável do que você chegar à loja, olhar o que você quer e cadê as atendentes?! Ficar esperando exaustivamente por atendimento é extremamente chato, e nos desanima a comprar naquela loja, logo partimos para outra loja. Essa escassez de atendentes provavelmente se deve a falta de organização e planejamento.

Existem várias outras gafes, que são deploráveis e podem ser evitadas somente com uma maior atenção ao seu público e principalmente o respeito.

Beijos e abraços,
Aline Tiburcio